top of page
Foto do escritorRedação

Você já foi ao Mafro? Saiba mais sobre Museu Afro-brasileiro da UFBA

Que tal visitar um belíssimo local histórico e que possui representatividade para a cultura brasileira?

 

O Museu Afro-brasileiro da Universidade Federal da Bahia (Mafro) possui um acervo com mais de 1100 peças de cultura material africana e afro-brasileira. Situado no Centro Histórico de Salvador, esse local objetiva preservar, valorizar e divulgar essas matrizes culturais.


Foto: Reprodução/Mafro

E quais são os atrativos do Mafro? Ao chegar nesse Museu, você encontra diversas exposições interessantes. Na coleção afro-brasileira, são destaque as seguintes coleções: Estácio de Lima, Religiosidade Afro-Brasileira, Artes Plásticas, Capoeira e os 27 Painéis de Carybé. Essa última exposição, emprestada pelo Banco BBM, representa os orixás da Bahia, talhados na madeira.


Foto: Reprodução/Mafro

Na coleção Africana, as coleções de instrumentos musicais, tecelagem, máscara, esculturas e cerâmicas têm maior visibilidade.


Foto: Reprodução/Mafro

Além desses atrativos, quais são os outros motivos para você ir ao Mafro? Esse museu busca ser um espaço de identidade e memória da população afro-descendente e contribuir para a construção de uma educação que incentive as relações étnico-raciais positivas. Assim, esse local promove atividades de pesquisa, ensino e extensão, e propaga as informações advindas do acervo, por meio de cursos, exposições temporárias e publicações. Busca, assim, agregar valor para os visitantes.


Para complementar, o Museu dispõe de uma biblioteca on-line. Para acessar esse acervo, clique aqui.

 

Então, faça um passeio diferente e prestigie a nossa cultura!

 

Mais um pouco da história do Museu


O Mafro foi inaugurado em janeiro de 1982, no local onde funcionou o Real Colégio dos Jesuítas - do século XVI ao XVIII. Nesse lugar, a partir de 1808, foi estabelecida a primeira Escola de Medicina do Brasil. O projeto original, datado de 1974, ficou a cargo do antropólogo e fotógrafo Pierre Verger. Desde a década de 1990, a gestão técnico administrativa desse Museu é realizada por docentes do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia.

 

Serviço


  • Período de visitação: de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 9 às 17 h.

  • Preços: R$10 (inteira) e R$5 (meia entrada – estudantes com identidade estudantil e cidadãos brasileiros acima de 60 anos) somente em espécie. Crianças com até 5 anos, acompanhadas pelos pais; estudantes e professores da rede pública ou da comunidade UFBA não pagam ingresso

  • Endereço: Largo do Terreiro de Jesus, sem número, Centro Histórico de Salvador (funciona no Prédio Histórico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia)

  • Observação: visita mediada para grupos com agendamento prévio por meio do e-mail: educativo.mafro@gmail.com

  • Contatos: 71 3283-5540 e mafro@ufba


Produzido por Cristina Campos, Vinicius Cunha, Sara Santos e Bianca Ferreira dos Santos

Comments


bottom of page