Apesar de distintas, duas das regiões mais famosas da cidade de Salvador carregam algumas semelhanças. Tanto o Corredor da Vitória como a Gamboa abrigam dois museus riquíssimos em cultura e história.
O Museu de Arte da Bahia (MAB), localizado no Corredor da Vitória, tal qual o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que fica na Gamboa e conta com uma bela vista do Solar do Unhão, têm o poder de resgatar todo o vislumbre, não só da região que ambas estão inseridas, como também podem nos relembrar do que um dia já foi a capital baiana.
Ambos contam com um passeio bem divertido, cujas atrações - tais como: exposições, pinturas, esculturas e fotografias - podem nos conectar com o passado, como com toda a arquitetura e antiguidade presentes no MAB.
Mas nem só de passado vivem os museus. Isto porque existem exibições que misturam o que já aconteceu com a atualidade. Por exemplo, o MAM traz artistas que usam do método da xilografia, bastante usado nos cordéis, o qual exibe suas pinturas com um toque mais contemporâneo.
Além disso, esses museus possuem eventos artísticos culturais de diferentes linguagens.
Caça ao Tesouro
E se todo esse 'rolê' tivesse mais um atrativo para tornar a sua visita ainda mais interessante? Enquanto você se inteira sobre a nossa história, que tal participar de uma dinâmica de caça ao tesouro? Com essa atividade, mais do que ser recompensado a cada etapa, o importante é adquirir cultura e conhecimento. Afinal, esses benefícios, aliados a um bom passeio, consistem na verdadeira fortuna.
Utilizando a dinâmica da caça ao tesouro, a visitas tendem a ser ainda mais incríveis. Já imaginou tratar grandes obras, de nomes como Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Antônio Bandeiras, como itens valiosos e fazer um dia desses se tornar um verdadeiro baú? Ao aliar o museu à caça ao tesouro, você adquire tudo isso e muito mais.
MAB e MAM
Muitas histórias carregam o legado desses museus para a capital baiana. O MAB está localizado em uma área que foi destaque na cidade até meados do século XX, conhecida por suas mansões pertencentes a famílias tradicionais da sociedade baiana.
Fundado em 1918, é o museu mais antigo da Bahia e está entre os dez primeiros museus fundados no Brasil. Possui um acervo impressionante com aproximadamente 5 mil obras de grande valor histórico e artístico. Este acervo foi formado mediante a reunião de diversas coleções organizadas na Bahia desde meados do século XIX. Entre elas, destacam-se as coleções de Jonathas Abbott e de Góis Calmon, ambas adquiridas pelo governo baiano.
Já o MAM é um verdadeiro tesouro da arte moderna e contemporânea. O espaço se tornou um dos principais pontos de visitação turística em Salvador e, antes da pandemia da Covid-19, o museu recebia cerca de 200 mil visitantes por ano.
Este é um local de muita tradição, sendo um dos um dos 12 museus estaduais vinculados à Diretoria de Museus (DIMUS), que é parte do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), uma autarquia da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Para desbravar mais e descobrir esses tesouros, vale à pena explorar essa caça que percorre o passado fascinante através de suas obras incríveis.
Serviço
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
- Terça a domingo, de 10h às 18h / Entrada gratuita (exceto programações especiais)
- Endereço: Av. Lafayete Coutinho, s/n - Comercio, Salvador - BA, 40301-155
- Contato: (71) 3117-6132 / Site: www.mam.ba.gov.br / Instagram @bahiamam
Museu de Arte da Bahia (MAB)
- Terça a domingo, de 10h às 18h / Entrada gratuita
- Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória, Salvador - BA, 40080-004
- Contato: Instagram @museudeartedabahia
Produzido por: Gustavo, Pedro e João Gabriel
Comments